Pr. Danilo Queiroz

Pr. Danilo Queiroz

Sede Estadual – CE   [email protected]  

Pr. Luciano Alves

Pr. Luciano Alves

Sede Estadual – AM [email protected]

Pr. Dionatan Freitas

Pr. Dionatan Freitas

Sede Estadual - GO [email protected]

Pr. Joaquim Neto

Pr. Joaquim Neto

Sede Estadual – PE [email protected]

Pr. Regino Barros

Pr. Regino Barros

Sede Estadual – PB [email protected]

Pr. Fábio Henrique

Pr. Fábio Henrique

Sede Nacional em Portugal [email protected]

Pr. Márcio Silva

Pr. Márcio Silva

Sede Distrital – DF   [email protected]

Pr. Neilton Rocha

Pr. Neilton Rocha

Sede Nacional – SP   [email protected]  

Pr. Danyel Pagliarin

Pr. Danyel Pagliarin

Sede Estadual – PR [email protected]

Pr. Raphael Batista

Pr. Raphael Batista

Sede Estadual – RS [email protected]

Pr. Marcelo Torres

Pr. Marcelo Torres

Sede Estadual - SE [email protected]

Pr. Ademir Pereira

Pr. Ademir Pereira

Sede Estadual - RN [email protected]  

Pr. Sandro Pinheiro

Pr. Sandro Pinheiro

Sede Estadual - PI [email protected]

Pr. Carlos Pinheiro

Pr. Carlos Pinheiro

Sede Estadual – MA [email protected]

Pr. Márcio Candido

Pr. Márcio Candido

Sede Estadual – PA [email protected]

Pr. Weslley Santos

Pr. Weslley Santos

Sede Estadual – AL [email protected]

Pr. Jean Vilela

Pr. Jean Vilela

Sede Estadual – MG [email protected]

Pr. Delson Campos

Pr. Delson Campos

Sede Estadual – BA   [email protected]

Pr. Alexandre Teodoro

Pr. Alexandre Teodoro

Sede Estadual – RJ [email protected]

Afeto em isolamento: saiba como demonstrar carinho à distância

Pedir para entregar a comida preferida do seu amigo ou enviar uma carta online são algumas dicas para lembrar dos amigos sem sair de casa 

Se você não é do time que tem furado a quarentena para escapadinhas, certamente está vivendo um sentimento contínuo de saudade dos amigos e dos encontros. Para algumas pessoas, o distanciamento social revelou um medo de perder amizades ou de ver os vínculos afetivos se fragilizarem. A boa notícia é que há alternativas para evitar que essas relações se enfraqueçam.

 

O medo é legítimo, explica a psicóloga Fabiana Macena, e vem da falta de autonomia que o cenário traz para o momento de fazer escolhas. A especialista chama a atenção para o fato de que cada vez mais as pessoas interagem por dispositivos tecnológicos e abdicam de sair de casa. Quem é que nunca optou por passar horas papeando com os amigos por aplicativos de mensagens ou redes sociais? O que acontece agora, no entanto, é que não há outra alternativa.

 

“É o momento para refletir sobre essas mesmas interações, a maneira como construímos esses laços afetivos e a manutenção deles. O isolamento social evidencia a nossa necessidade de nos relacionar. É preciso pensar na forma como estamos nos relacionando, em como essas relações são vulneráveis, e, quando esse momento passar, ressignificar esses vínculos”, diz Macena.

 

Além disso, a psicóloga chama a atenção para um sentimento coletivo de insegurança que impacta também as relações. “O primeiro passo é admitir que está se sentindo inseguro, a partir dessa tomada de consciência fica mais fácil entender a si mesmo, seus processos e o que é possível fazer no cotidiano”, explica. 

 

Como fazer um carinho à distância

 

Uma chamada de vídeo nem sempre vai animar a outra pessoa, por isso é importante pensar em alternativas possíveis a partir do uso da tecnologia. “Pode ser uma ligação, desde que não seja mais uma forma de se sentir pressionado a resolver assuntos pendentes, às vezes a voz da outra pessoa nos acalma. Também é válido trocar textos relatando o que está sentindo. Cada um com a ferramenta que mais se sentir à vontade e confortável”, explica a psicóloga.

 

Confira algumas dicas de como demonstrar afeto para quem está longe, usando alternativas online:

 

- Usar os aplicativos de entrega para mandar a comida favorito do amigo
Já que não é possível sair para jantar juntos ou saborear um aperitivo no happy hour, há a opção dos aplicativos de delivery. Peça para entregar o prato de preferência do seu amigo, inclua uma sobremesa e uma bebida. Prontinho, um gesto de carinho e preocupação que ainda vai deixá-lo de barriga cheia.

- Comprar presentes online e mandar entregar na casa do amigo
Nada como ser surpreendido com um presente. Vale dar livros, canecas ou algo que seu amigo goste muito. Não precisa custar uma fortuna, a intenção é demonstrar que ele continua lembrado por você.

 

- Assistir a séries e filmes juntos, cada um em sua casa
Sabe aquela indicação que você ficou de assistir, mas nunca teve tempo? É possível fazer isso junto com os amigos, sem precisar furar o isolamento. É só baixar a extensão Netflix Party para o navegador Google Chrome, depois clicar no ícone “NP” e compartilhar o link gerado com a sua galera para que todos acompanhem à mesma exibição.

 

- Enviar cartas pela internet
Se você é fã dos textões e longas mensagens, dá para fazer isso também à moda antiga. É só pensar naquelas palavras de carinho e, através do site dos Correios, escrever uma carta e enviar para o destino que desejar. As cartas postadas online têm os mesmos prazos de entrega de cartas registradas nas agências e você não precisa sair de casa.

 

Fonte: R7


bannerMemorial

Aguarde novas atualizações